Pontos Turísticos de Paranaguá

Igreja Nossa Senhora do Rocio
. .
Santuário da Padroeira do Paraná, construído em 1813, foi reformado e adaptado aos novos tempos e recebe durante todo o ano milhares de fiéis que dão continuidade à devoção de quase três séculos. Localiza-se na Praça da Fé, no Bairro do Rocio.

Igreja de São Benedito
. Sua construção em alvenaria de pedra divide-se em quatro corpos a saber: nave e coro, capela mor, sacristia e por último a torre lateral. No seu traçado em linhas simples, destaca-se o frontão curvilíneo com um óculo lobulado, encimado por um cruzeiro e a portada que tem seus umbrais em cantaria lavrada encimada por verga e sobreverga encurvadas. Além da igreja, posteriormente também foram tombadas imagens, crucifixos e missais que faziam parte do templo.
O fato de no pátio à direita da portada encontrar-se a lápide tumular de Antônio Morato, vem valorizar ainda mais a igreja que tem origem na Ermida das Mercês que foi um dos primeiros templos paranaenses, primeiramente edificada no outeiro Ilha da Cotinga por Manoel Lemes Conde, sendo que Morato conseguiu autorização no ano de 1700 para ela fosse instalada no continente.
A irmandade São Benedito nasceu na Igreja das Mercês e teve sua oficialização em 1710, ela era composta por escravos e alforriados. A construção da Igreja de S. Benedito teve início em 1784, no mesmo local onde ficava Igreja das Mercês . Portanto, a Igreja de S. Benedito de Paranaguá tem uma das mais longas raízes históricas da religiosidade paranaense datando sua origem no séc. XVII. Em 1962 deu-se o início ao processo de tombamento e às obras de restauro. Localiza-se na Rua Conselheiro Sinimbu - Centro Histórico.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
. .
Foi a primeira em solo paranaense e a primeira dedicada a Nossa Senhora do Rosário no Brasil, construída no período de 1575-1578. Sofreu sucessivas reformas, adaptações, saques e destruição das peças. A parte menos atingida pelas mutilações é a fachada, que ainda guarda intactos o seu enquadramento e aberturas. É a Catedral Diocesana, tendo sido tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1967. Tel. (0xx41) 3423-2293. Localiza-se no Largo Monsenhor Celso – Centro Histórico. Horário de visitação: das 8h às 18h.

Teatro da Ordem
. .
Antiga Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, obra religiosa do período colonial brasileiro, iniciada em 1770. Sua arquitetura é barroca, toda em pedra e em obras de cantaria, simples nas suas linhas e sem ricas decorações, embora tenha sido freqüentada, no passado, por pessoas abastadas da sociedade parnanguara. O templo foi tombado em 1962 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, mas, um incêndio deixou a sacristia e a capela-mor bastante danificadas, destruindo inclusive os poucos móveis antigos que ainda possuía. Foi reformada para abrigar também, exposições de cunho cultural e artístico e apresentações de corais de música sacra e peças teatrais. Localiza-se na Rua XV de Novembro - Centro Histórico.

Palácio Visconde de Nácar
.
. Construído em 1856, foi residência do Visconde de Nácar, abrigou a Prefeitura e a Câmara Municipal, possui características arquitetônicas neoclássicas. Prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1966. Em seu interior nos fundos, há vestígios de uma antiga senzala. Localizado na Rua Visconde de Nácar - Centro Histórico.
Palácio São José (Prefeitura)
.
. Antigo colégio dirigido por irmãs de caridade, instalou-se em nesta cidade em 1903. Em 1978, foi adquirido pelo munícipio e passou a ser a sede da Prefeitura, tendo sido inaugurado no dia do aniversário da cidade, 29 de julho de 1980. Localiza-se na Rua Júlia da Costa em frente a Praça dos Leões.


Casa da Cultura Monsenhor Celso e Casa da Música Brasílio Itiberê

.
. Construído em fins do século XVIIi era morada do músico Brasílio Itiberê da Cunha e seu irmão Celso Itiberê da Cunha (Monsenhor Celso). O monumento foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1972. Esta casa está ladeada por um conjunto de construções coloniais. No prédio onde funciona a Casa da Cultura, onde é realizada mensalmente exposições de artistas plásticos de diversas regiões do Brasil e do Mercosul, e o sobrado abriga a Casa da Música "Brasílio Itiberê. Localiza-se no Largo Monsenhor Celso, 23 - Centro Histório, em frente a

 

Fonte Velha
.
. Também chamada de Fontinha e Fonte de Cima, sua construção remonta do século XVII e até 1914 abasteceu a cidade com sua água, quando foi inaugurada a rede água e esgoto. A fonte foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1964. Localiza-se na Praça Pires Pardinho - Centro Histórico.
Alfândega
.
. Construído no final do antigo Boulevard Serzedelo, hoje Avenida Coronel José Lobo. O prédio da Alfândega teve sua pedra fundamental lançada em 1903 e sua inauguração em 1911. Desativada como Alfândega em 1975. foi sede da Casa do Homem do Mar e da Sociedade dos Amigos da Marinha do Paraná, SOAMAR. Atualmente retornou às funções originais aduaneiras.
Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná.
.
. Antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1752 e implantado oficialmente em 1755. Inaugurado em 1962, o museu abriga em seu acervo peças coletadas em sambaquis e artefatos produzidos pelo caboclo paranaense. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1938 e como patrimônio do Estado em 1972.
Estação Ferroviária
.
. Teve o início de sua construção em 05 de junho de 1880, data em que foi lançada a pedra fundamental, na presença de D. Pedro II e da Imperatriz do Brasil. Foi inaugurado em 1885. É o ponto inicial da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba. Localiza-se na Avenida Arthur de Abreu.
Rua da Praia
.
. Rua que margeia o Rio Itiberê, local onde se encontra a maior concentração de sobrados coloniais e também local de embarque para a Ilha do Mel, Guaraqueçaba e demais ilhas da região.
Ilha do Mel
.
. A Ilha do Mel situa-se na baía de Paranaguá na região central da costa paranaense, é vinculada ao município de Paranaguá. Possui um perímetro de aproximadamente 35 km e área em torno de 2760 hectares. Suas construções históricas como a Fortaleza da Barra, o Farol das Conchas, remontam do século XVIII. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1975, visando a proteção e a preservação da flora e fauna e dos aspectos naturais, históricos, arquitetônicos e arqueológicos. Sua área tem 95% composta por ecossistemas de restinga e floresta atlântica, o que a elevou a categoria de Estação Ecológica em 1982. A Ilha também abriga uma importante estação Meteorológica da Marinha do Brasil. Atualmente o a permanência de turistas na ilha está limitada a 5.000 pessoas.
Ilha da Cotinga
.
. Quando do início da ocupação do Paraná, os primeiros colonizadores vindos de São Paulo, com a intenção de chegar a Paranaguá, ali se estabeleceram com receio dos índios carijós que dominavam a região. Situada na baía de Paranaguá, é hoje fonte de mistério, onde se acham inscrições em ruínas e vestígios do início da civilização paranaense. Faz parte da história desta Ilha, antiga sede da primitiva povoação de Paranaguá, o naufrágio do navio pirata francês Boloret, ocorrido em 09 de março de 1718, sendo que muitos afirmam que os piratas lá esconderam o tesouro. Os nativos São índios carijós, que até hoje habitam no cenário onde seus ancestrais nasceram. Em 1677, foi construída uma capela destinada ao culto de Nossa Senhora das Mercês, demolida em 1699, para se erguer a Igreja de São Benedito no continente. Em 1955 foi pedida a reconstrução da antiga ermida, e em 17 de março do mesmo ano realizou-se uma procissão marítima de retorno da antiga imagem de Nossa Senhora das Mercês esculpida em pedra e vinda de Portugal. No ano de 1993 a Ermida foi finalmente reconstruída, sendo sua inauguração no dia 25 de abril. O acesso ao templo é feito através de rústica escada de pedra, formada por aproximadamente 365 degraus, proporcionando uma bela visão da cidade e do mar.

Porto

É um grande terminal exportador de cereais, principal escoador de grãos e carga do sul do Brasil e Mercosul. Situado no interior da baía de Paranaguá, sua influência estende-se a uma vasta região do Brasil, além de ser Entreposto de Depósito Franco do Paraguai por acordo internacional. O atual Porto foi inaugurado em 1935.
Sua existência até nossos dias, está ligada aos cinco ciclos a saber: ciclo do ouro, da erva-mate, da madeira, do café e da diversificação, quando seu movimento passou a ser de exportação de milho, soja, farelo, algodão, óleos vegetais, etc.

VISITA AO PORTO

A Administração dos Portos de Paranaguá conta com o serviço de acompanhamento de visitas. Para isso, basta enviar a sua solicitação por meio do cadastro em nosso site. Os contatos devem ser efetuados com a Assessoria de Comunicação – Setor de Relações Públicas pelos telefones (41) 3420-1134 e (41) 3420- 1199.

Formulário para cadastro de visitas

Como você se interessou por está página talvez se interesse por estas também

Hotéis | Restaurantes | Ilhas de Paranaguá | Turismo Religioso | Museus



História
Dados Gerais
Prefeitura e Secretarias
Turismo
Vultos Parnanguaras
Barreado - prato tipico
 
Academia/Esporte
Advogados
Agentes Marítimos
Aluguel de Automóveis
Animais
Auto Escola
Automóveis/Oficinas
Baladas
Bancos
Beleza & Estética
Chaveiros
Clínicas Médicas
Construção/Reforma
Contabilidade
Despachantes Aduaneiros
Despachantes Automóveis
Despachantes Náuticos
Distribuidoras de Água e Gás
Farmácias
Festas/Eventos
Hotéis/Pousadas
Imobiliárias
Instituições de Ensino
Informática
Jóias e Relógios
Lan House
Marinas e Iates Clubes
Médicos
Móveis planejados
Refrigeração
Restaurante/Pizzaria
Telefonia
Transporte Rodov. / Cargas
Vídeolocadora
Vídraçarias
Shopping Paranaguá
 
Ônibus intermunicipal
Horários de Barcos
Leis Municipais
Hospitais
IPTU 2012 - imprimir carnê
Licitações - Prefeitura
Pontos de Táxi
Postos de Saúde
Telefones úteis
Tirar documentos pessoais
 
Prefeitura
Capitania dos Portos
Avisos de mau tempo
Tábua das Marés
Porto (APPA)
Paranaguá Pilots
Iate Clube
OGMO-PR
Associação Comercial
Procon
Detran
Preço de combustíveis
Conheça o Porto
Viação Graciosa
Guia Curitiba
Guia Guaratuba
Guia de Imobiliárias

Assine nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do Guia Paranaguá

*Email:
Nome:
Cidade:
 
Publicidade

 


Guia Paranaguá - Paranaguá está a um click






Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina